Sobre não enfiar seu nariz onde não é chamado…

… e tentar não sair com ele quebrado.

Mas, desta vez, acho que, infelizmente, quebrou.

O principal problema de todo e qualquer fundamentalismo é que ele não se reconhece como tal. E acontece que algumas pessoas QUASE reconhecem um fundamentalismo como tal. Ou algumas pessoas até conseguem reconhecer um fundamentalismo como tal, mas com uma parte meio discreta de seus corações e mentes. E são essas as pessoas que mais sofrem quando são chamadas de fundamentalistas, pois, nalgum lugar, nalgum momento, elas sabem que isso é verdade. Aí dói fundo.

E quem sou eu de ficar chamando (xingando?) os outros de fundamentalista? Sou eu um fundamentalista de algum assunto? Um fundamentalista da dúvida? Do caos? Do zen às avessas? Do de boísmo?

Acontece que meu nariz quebrou. Enfiei onde ninguém me chamou, devo ter pisado num calo dolorido. E quero pedir desculpas. E mais: não quero mais fazer isso. E quero pedir desculpas. Pois magoar alguém, me magoa também. Sou solidário, sou amigo.

E nalgum momento aprendi que a gente deve pedir desculpas toda vez que o outro se sente magoado, tendo ou não tendo razão, pois o que importa é a relação, é o carinho, é a fraternidade, é a pessoa, não é o assunto. E eu queria pedir desculpas. É o dá pra fazer por agora. É mostrar que me importo com você, que te acho uma pessoa muito legal, que sinto que te magoei, que não quero me afastar de você, pois eu sentiria muito a sua falta.

Penso que há duas formas de aprendizado: pela dor e pelo amor. Pelo amor é mais difícil e pela dor a vida nos dá inúmeras e inúmeras lições, mas muitas vezes não estamos dispostos a aprender, pois dói, né? Agora dói em mim e eu espero ter aprendido alguma coisa.

Desculpe-me.

Um beijo,

São José dos Campos, 08/05/16

Deixe um comentário

