Nas nuvens, mas c/ os pés no chão

Daí que uma querida amiga (minha primastral) me perguntou “Aliás, vc recomenda alguma nuvem?”.

Bem, eu gostaria de responder sobre cúmulo-nimbo ou cirro-cúmulo, essas coisas, mas creio que ela perguntou sobre Dropbox ou ownCloud ou Mega(upload). Entonces, pra variar, vou dar uma resposta comprida.

Assim, pra começo de conversa, isto que vou descrever a seguir é tipo uma ética pra mim, uma postura que eu busco adotar e que serve pra várias coisas, muitas delas além desses paranauês de tecnologia.

Mesmo para os serviços e produtos famosões, minha primeira fonte é a Wikipedia, por exemplo: https://en.wikipedia.org/wiki/Dropbox_(service) . Algumas vezes (várias vezes) o artigo em en_US (inglês dos ZEUA) é mais completo do que o artigo em pt_BR (português do Brasiu-iu-iu!), mas as questões mais importantes normalmente estão logo nos primeiros parágrafos e/ou na tabela do lado direito. Entonces, o que podemos aprender sobre o Dropbox?

(Essas são algumas coisas que EU busco saber, que ME chamam a atenção, não estou definindo, ou reduzindo, alguma coisa por uns dois, três parâmetros que eu considero importantes. Isso sou eu, e você, caro leitor/a/x, por favor, seja você.)

1) “headquartered in San Francisco, California“, obviamente, como fomos aprovados em geografia no colégio, nós conseguimos compreender que o Dropbox é um baguio dos ZEUA. Perde dois pontos, na minha ‘escala muito particular de simpatia’, pois os adolescentes valentões de colégio que fazem bulling mundo à fora (leia-se, os Estados Unidos), basicamente o pior lugar de onde poderia vir alguma coisa, na minha opinião. Ao lado de Isreal.

Daí toda Zoropa (Europa, mas acho que você entendeu) perde um ponto, sendo que Inglaterra (Escócia, Gales e Irlanda não são Inglaterra, são vítimas), França e Alemanha perdem, sei lá, 1,5 pontos. Bando de colonizador explorador maldito (até hoje, viu, amiguinho, não se iluda). Ah, Japão e Coreia do Sul também -1 pra eles. Ps. Rússia eu não incluo na Zoropa, eles sequer usam o mesmo alfabeto que o ocidente (!!).

O resto do mundo, incluindo China, Índia e Rússia (que são importantes pólos desenvolvimentistas de tecnologias), merecem 0 pontos, não ganham nem perdem minha simpatia (mas é mentira, eu super apoio esses povos; qualquer povo que seja meio fudido e/ou que proponha alguma outra coisa que não seja essa merda de dominação do Ocidente-ZEUA-Zoropa). Para fins práticos eu até busco serviços desenvolvidos/providos pelos BRICS (mas tadinha da África do Sul, eles não produzem quase nada lá, tecnologia então só daqui um século), pois tem de tudo, tal como meu e-meio que é dos indianos do Zoho ( https://mail.zoho.com/ ), inclusive é integrado com visualizador de pdf e o excelente Zoho Docs, que tem editor de texto, planilha, apresentação, além de hospedagem de arquivos nas nuvens. Chupa góglis!

Finalmente, Brasil ganha um ponto, pois eu sou brasileiro, tenho orgulhoso desta birosca aqui (mas não sou cego, sei que tem problemas aqui; mas não sou cego, sei que tem coisas lindas aqui) e tenho de ajudar a promover e a movimentar este canto de mundo. Talvez Mercosul também deveria ganhar um ponto, mas vamos deixá-los com tipo 0,8 ponto na minha escala muito particular de simpatia.

(Ah, pausa)

Foda-se a qualidade dos produtos e serviços. Se você não entendeu, assim: FODA-SE!! Capitalismo é isso, é todo mundo igual e todo mundo copia/rouba todo mundo e todo mundo fica mentindo descaradamente falando que o seu produto é ‘diferenciado’ do vizinho. Vai te catar, vai contar contos da carochinha ali na esquina.

Inclusive em microeconomia, por exemplo na porcaria do livro dos senhores norte-americanos Pindyck e Rubinfeld, há um termo específico para isso: bens substitutos perfeitos. Você tem que ser muito burro ou ingênuo e/ou boqueteiro da Maçã (Apple) pra dizer idiotices como iFone é melhor que Andróide. Mano, não é: é a mesma bosta, foda-se as minúsculas e insignificantes diferenças, ambos ligam, acessam a internet, o zap zap e coisa e tal.

(Fim da pausa)

2) A segunda coisa que procuro saber é se aparecem os seguintes termos: GPL (inclusive, vejE isto aqui), código aberto (‘open source’, em en_US), software livre (‘free software’) ou linux. Pois essa parada é a coisa mais humana, mais civilizada, mais avançada, mais comunista, mais DAORA que existe no mundo hoje. Com tudo de bom e de mau que isso posso representar.

Linux é uma ameaça ao capitalismo, sim! Pois tem plena capacidade de superar inteiramente o capitalismo. Do tipo que hoje a gente acha um escândalo uma relação de trabalho escravocrata, num futuro (breve ou longínquo, tanto faz e ninguém sabe quando) a gente vai achar a (super)exploração e mais valia capitalistas uma aberração. Carlão Marx disse uma coisa que pode parecer bizarra, mas que faz todo sentido se você parar pra observar direito: uma nova relação econômica, um novo modo de produção (que ele chamou de socialismo, que depois engendraria o comunismo) é uma coisa inevitável não porque é “bonzinho”, “justo”, ou “do bem” ou “bonito”, mas sim porque é mais eficiente que o capitalismo. É batata: o capitalismo vai acabar, vai ser substituído por outra coisa, só não tenho tanta convicção se é o comunismo que triunfará. (Inclusive esta bosta que a gente chama de humanidade pode tipo se explodir com uma bomba H e regredir pra umas idades da caverna e Mad Max e tal. Tudo muito normal.)

Portanto, se aparece umas dessas palavrinhas, isto é, se é um produto/serviço que compartilha dessas paradas que escrevi, ganha 800 pontos na minha escala muito particular de simpatia. Coisos de código fechado, proprietários, tal como os ZEUA e cia, perdem 2 pontos.

Daí, o Dropbox, tal como o Andróide, o sistema do góglis pra celulares, os filhos da puta dos capitalistas marotos conseguem burlar/corromper coisas fabulosas e ‘botar cercas’ (reais ou virtuais) e tentar tornar tudo propriedade privada deles, pra te cobrar mais caro, viu? Tal como é possível ler aqui: “License Combined GPLv2 andproprietary software[5](Linux Nautilus)”. Isto significa o seguinte: estão tentando me fazer de trouxa. Menos três pontos.

Se você é capitalista, da ‘velha escola’, pelo menos faça igual a Microsoft (e sua bosta de produto chamado Windows) e declare-se software fechado de uma vez. Não tente me enganar, não tente se enganar, fica feio.

3) Finalmente, só mais uma coisa, que é muito falada e muito pouco praticada no capitalismo: concorrência, livre mercado, essas histórias. Em muitos artigos da Wikipedia há no final listas de coisos/correlatos, como aqui:

Daí, se você tá usando/já usou um serviço dos ZEUA, use um das Zoropas ou China ou Rússia ou Conchinchina. Se você quer pagar de capitalista, sejE capitalista mesmo: se o teu telefone atual é da Maçã, que o seu próximo sejE Andróide ou Ruindows Fone (ou aqueles Nokias, que era Symbian, e eram ótimos). Troque, tipo como como você trocaria de roupa. E vou te contar uma coisa pra você: é divertido, você vai conhecer coisas novas, vai “expandir seus horizontes” (olha que frase bonita!), você vai conseguir comparar melhor, aprender vantagens de umas (e desvantagens de outras coisas, como a bosta do bluetooth que não funciona por deus ou pelo diabo na Maçã).

E então, com que roupa eu vou para o samba que você me convidou?

*

Daí, depois de complicar tudo, só agora que vou tentar facilitar a vida da moça perguntadeira (afinal, quem faz uma pergunta tem de ter a responsabilidade de ouvir uma resposta, não é mesmo?):

  • Dropbox: não recomendo
  • góglis drive e Maçã icloud (sei lá o nome), Microsoft onedrive: DE FORMA ALGUMA! Exceto se você tiver afim de vender sua alma pra CIA, NSA, Mossad e essas merdas (que te espionam mesmo!); vender a alma ao diabo deve ser mais negócio do que negociar com esses calhordas.
  • Zoho Docs, https://www.zoho.com/docs/ : oka, mas acho que é software proprietário. Tem 5 GB, acho, mas nunca usei pra coisar arquivos grandes, como botar um filme e/ou muitas músicas.
  • MEO Cloud, https://meocloud.pt/ : oka também, é da Portugal Telecom, operadora de cel lá da terrinha (e dona de 25% da Oi no Brasil; era dona de 50% da Vivo, mas os espanhóis cretinos da Telefónica deram um golpe e chutaram a PT, sério, oferta hostil em mercado financeiro e tal, foi bem feio). Tem 15 GB, acho.
  • ownCloud, https://owncloud.org/ e https://en.wikipedia.org/wiki/OwnCloud : parece que é bem bom, mas nunca usei.
  • MEGA, https://mega.nz/ e https://en.wikipedia.org/wiki/Mega_(service) : o antigo Megaupload (que o FBI fechou arbitrariamente e deu maior fama para o rapaz desenvolvedor que, inclusive, melhorou pacas o serviço: parabéns FBI, obrigado FBI), tem umas paradas de criptografia é grande e bom. Acontece, por ser mais seguro, demora um pouco mais.

Se for pra iniciar a usar um coisa agora, se nunca tivesse usado, eu recomendaria o ownCloud ou MEO Cloud ou MEGA. Se for pra ir mais adiante, pensar em trocar de provedor de e-meio e não usar mais as bostas de góglis docs: Zoho.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s