Três pontos sobre Furtado (e uma consequência pós-FHC)

Indicação do prof. de economia Edson Trajano, da Unitau. Muito obrigado pela indicação, prof. Trajano.

Como eu não saí hoje, num sábado à noite, e porque como sou meio cabeção, fiquei vendo essa entrevista do Celso Furtado. Muito melhor do que muito filme (possibilidade cogitada por mim pra me entreter neste sábado à noite).

Meus dois três, quase quatro, centavos:

1) Como o Furtado é sólido e límpido! O cara transmite uma confiança fantástica, sabe do que está falando. Poderia ser apenas um elogio da retórica, mas conheço a obra dele (embora ainda pouquinho, é verdade, mas antes morrer conhecerei muito mais), sei que ele foi um pica das galáxias. Se a academia sueca não estivesse tão apaixonada por neoliberais entre os anos 1970 e 1980, certamente ele seria um candidato forte a prêmio nobel.

2) Como os pObRemas do Brasil em 1983 eram ABSURDAMENTE mais graves do que temos hoje, mesmo com essa tripla crise (fiscal/orçamentária, econômica e política) e tudo mais.

3) Digamos, o Furtado “errou”: disse, mais de uma vez, que não seria possível resolver o problema da inflação no Brasil (200% naquele ano) pela redução da demanda, que isso seria uma burrice danada etc. e tal. Foi EXATAMENTE isto que foi o plano real: quebrou-se a economia do país, arreganhou-se as pernas para importações (que chegaram baratíssimas, logo, pressionaram para baixo a pulsão inflacionária do comércio), precarizou-se direitos e salários e a porra toda, logo, obviamente, não há inflação alguma (também não há economia alguma, mas isso é um mero detalhe desimportante).

Parabéns ao Fefê Gagá (FHC), que ouviu muito bem o que Furtado disse e, dez anos depois, adotou justamente a solução mais porca possível para encarar a inflação. E sabe o que FHC e a tucanalha ganharam com a merda na qual enfiaram o Brasil? A eleição do Lula.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s