Quixotes do mundo, uni-vos!

Um breve combinado, pois a gente precisa protestar e precisa povoar a rede mundial de computadores com nossos protestos:

Eu nunca tive tanto orgulho de bater no peito e falar (berrar; haja vista à caixa alta): “EU NÃO SOU COMO VOCÊS (FSP, OESP, Globo, FOX News, Le Figaro etc.), EU SOU JORNALISTA!”

O Wikileaks (www.wikileaks.ch) é um site lindo. Trata-se de uma organização sem fins lucrativos (óbvio) e sem sede definida (ou melhor, a sede é a rede) que recebe, agrega e protege as fontes de vazamentos de documentos de diversos cantos do mundo. Eles já publicaram coisas (escabrosas, diga-se de passagem) sobre as guerras dos EUA no Iraque e no Afeganistão, sobre a máfia russa (e quão perto do poder eles estão) e a bola da vez, chamada Cablegate (“cable” é “telegrama” em inglês), são correspondências das embaixadas dos EUA mundo afora. Isso mesmo, mundo afora, agora eles mexeram com os brios de todo mundo (perdão pelo infame trocadilho, não resisti).

E se vocês não entenderam direito como funciona o Wikileaks, pensem naquela máxima, “inimigo de inimigo meu é meu amigo”: eles são amorfos, apátridas, mas fazem o que muito veículo de comunicação dito “prestigioso” não faz: jornalismo. E OESP (O Estado de S. Paulo) também fez um diagrama pra explicar como funciona a coisa: http://www.estadao.com.br/especiais/wikileaks-a-pedra-no-sapato-dos-governos,126467.htm .

Quer uma palhinha? “Wikileaks: documentos revelam que Itamaraty é considerado inimigo da política dos EUA”, via Opera Mundi, um site bacana: http://operamundi.uol.com.br/noticias/WIKILEAKS+DOCUMENTOS+REVELAM+QUE+ITAMARATY+E+CONSIDERADO+INIMIGO+DA+POLITICA+DOS+EUA_7917.shtml .

A FSP (Folha de S.Paulo), embora uns filhos da puta que envergonham o jornalismo, fizeram página especial com esse bafafá todo: http://www1.folha.uol.com.br/especial/2010/wikileaks/ . Um alerta: a respeito de notícias publicadas em veículos deploráveis, como é a FSP, vale atentar tão somente para as informações e solenemente esquecer/não ler as opiniões (nunca abrir a página dos editoriais, por exemplo), além de fugir das opiniões que vêm diluídas no meio do corpo do texto. E o dobro de atenção para opiniões disfarçadas de informação.

Isto posto, o cabeça/fundador da parada, ex-hacker na juventude, o australiano Julian Assange (http://pt.wikipedia.org/wiki/Julian_Assange ; que, segundo o Frederico, tem cara de Andy Warhol, e eu concordo) foi preso na terça-feira, numa situação deveras estranha, sob acusações deveras estranhas: http://ultimosegundo.ig.com.br/mundo/fundador+do+wikileaks+e+preso+em+londres/n1237852973735.html .

E isto seria só o começo: BUM BUM BUM! E o bombardeio estava prestes a ser iniciado. O banco suíço que abrigava a conta do sujeito bloqueou seu rico dinheirinho: uns 30 mil euros. Pô, muita grana? Um rapaz de 39 anos que mora na Europa não teria conseguido juntar esse dindim em alguns anos de trabalho? E os bancários do maior paraíso fiscal do mundo, da maior lavanderia a céu aberto do mundo, ainda alegaram que o fechamento da conta do Assange foi devido a um endereço de correspondência errado. Ah vá…

Daí aquele site norte-americanos de pagamentos de coisos na rede, tipo um banco online, o PayPal, resolveu bloquear os pagamentos ao Wikileaks. Bloqueou uns 100 mil euros. Legal, né? Daí, eles tiveram de mudar o nome do site de www.wikileaks.org para www.wikileaks.ch .Viu a merda de a internet ser regulada por um órgão norte-americano em vez de um órgão mundial, tipo a ONU? Daí logo em seguida Visa e MarterCard impediram que se fizesse doações ao Wikileaks usando seus serviços…

E sabe o que o nº 1 do Wikileaks acha disso tudo? “Em entrevista, Assange nega acusações e diz que ‘é fascinante ver os tentáculos da elite americana corrupta’”, de novo o Opera Mundi: http://operamundi.uol.com.br/entrevistas_ver.php?idConteudo=131 .

Mas em alguns momentos, só em alguns momentos, da história, a gente vê coisas lindas acontecerem: “Após ataque a MasterCard, Hackers pró-Wikileaks derrubam site da Visa” , http://g1.globo.com/tecnologia/noticia/2010/12/ataque-hacker-em-defesa-wikileaks-afeta-pagamentos-com-mastercard.html . Lindo, garotos, lindo! Que bela notícia, tornou o meu dia mais feliz! É tipo aquele filme, “Clube da luta!

Não falam que agora nós somos “seres da web”, que a vida é online? Então toma! Se eu soubesse fazer essas cosias, certamente eu estaria ajudando, e não estaria aqui escrevendo textos. Mas, como já disse, sou jornalista. E então, como jornalista, eu gosto de lembrar daquele lema do CQC: “eles estão à solta, mas nós estamos correndo atrás!”

E viva Mario Monicelli! Brilhante diretor italiano que se matou aos 95 anos na semana passada. Ele comandou, entre outros, “O incrível exército de Branceleone” (filme o qual o Monty Python se baseou/roubou referências para fazer “Em busca do cálice sagrado”), sobre um quixote da vida.

Quixotes do mundo, uni-vos, vocês conseguem derrubar o site da Visa (e fazer muito mais, claro)!

Vai, Brancaleone, vai!
E, como sempre, as cruzadas são contra os infiéis, certo?

*

Como diriam os rapazes no site do passarinho azul (antes de serem deletados; óbvio que isso ia acontecer, né? Mas, fica sussa, eles são fênix): “Alvo atual: www.visa.com […] FOGO FOGO FOGO!!! EM DEFESA DO WIKILEAKS”. E hoje mesmo vou cancelar meu cartão, que é Visa, e, principalmente, vou protocolar o motivo: “senhor, qual seria o motivo do cancelamento?” “porque eu não vou dar o meu dinheirinho para empresas com posturas antiéticas, que se recusam a remeter dinheiro a instituições legítimas e defensoras da (verdadeira) liberdade e do (verdadeiro) jornalismo, como o Wikileaks, PORRA!!! E pode escrever isso aí no seu formulário, mocinha, viu?” E vou abrir um Amex ou Diners. Por que vocês não fazem o mesmo?

*

Ai ai ai, e a bola de neve não para! Avante, rapazes, avante: http://g1.globo.com/tecnologia/noticia/2010/12/hackers-atacam-site-de-sarah-palin-e-do-governo-da-suecia.html .

*

Vão lá, paulistanoides: http://liberdadeparaassange.noblogs.org/post/2010/12/07/ato-pela-liberdade-de-assange-brasil/!!!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s