Cariocas fajutos

Eu adoro o Rio de Janeiro. Será que dá pra perceber? Terceira postagem seguida sobre essa cidade… Mas, desta vez, gostaria de falar sobre alguns queridos amigos que são nascidos lá: PR (que apareceu nos dois textos anteriores), Valti, Tiago, Gustavo e Manu.

O que há de errado de errado com esse povo? (Menos a Manu, moça sagaissss; vide abaixo)

PR é um cara nível dois, ele é zen e não se liga muito nessa coisa de terra natal. Além disso, ele morou dos quatro aos dezessete, dezoito anos em SJC, então ele ainda é meio contaminado pelo espírito vale paraibano.

Por sua vez, Valter Nobre dos Santos (nome pomposo, né? http://www.youtube.com/user/capimarvel e http://tralhasdocapitao.blogspot.com/ ; além dessas coisas, ele tem outros vídeos incríveis, como um em que ele nada no mar, dentro da pintura “O nascimento de Vênus”, do Botticelli, mas que eu não achei no Youtube…), adorava ir a SP, considera “a cidade das oportunidades”, “que tem tudo”. Valti, os óculos escuros do Capitão Marvel te cegaram, por acaso?

O meu cumpádi do interior, que a gente sai pra tomar um café de 20’ e leva hora e meia, é o Tiago. Bem, como há de se entender, ele mora aqui em SJCity comigo, mas, segundo o próprio, ele não é caipira como eu, “no máximo bicho do mato”. A carioquice dele fica evidente quando fala com a mãe ou a avó, instantaneamente sua voz assume um chiado de rádio mal sintonizado e um erre de francês engasgado. É incrível esse fenômeno de mudança abrupta de sotaque, eu vi acontecer o mesmo com o PR quando eu ia ao RJ com ele. Depois da Serra das Araras ele já começava a incorporar. E o Tiago é artista, mais específicamente, artista plástico, mas é o cara mais artista que eu conheço, não no mal sentido, é um cara que manja de arte e que sabe fazer arte. Ele mantém esse blogue: http://raizdesete.blogspot.com/ . Além disso, integra a equipe de animação de “História antes de uma história”: http://www.youtube.com/watch?v=E4Zv7EC4jFk .

Já o Gustavo Vinagre, esse não dá pra culpar muito, afinal ele é meio cidadão do mundo, amigo descolado, hoje mora em Cuba, faz aquele curso de cinema com o García Márquez. Aqui estão as referências dele: http://marfimcariado.blogspot.com/ e http://gvinagre.zip.net/ e http://www.youtube.com/watch?v=gDaKVa0JjBQ (e essa moça linda que aparece pelada (!) no curta é a Juliana Amato, paulistana, então não vem ao caso, http://julianamato.blogspot.com/). O único erro imperdoável do Gustavo foi deixar se retratar numa matéria sobre suas poesias inquietantes como “carioca naturalizado paulistano” (http://mixbrasil.uol.com.br/cultura-gls/midia/menos-e-mais.html ; mas pra ler a matéria tem de comprar a revista, num sebo, no centro, velho, sujo, obscuro).

E a Manu Vinagre (irmã mais nova do Gustavo), como eu já disse, é uma moça sagaissssss. Mudou-se para este feudo aos 12, 13 anos (e deve ter achado uma bosta, o que é compreensível), mas aguardou pacientemente a vida adulta para voltar à terra do samba (OBS. há controvérsias em relação a esse termo, não com os paulista(no)s, mas sim com os baianos). E ela é duplamente sagaisssss, pois foi até morar na Lapa. Bebeu demais, pede pouso pra Manu. Ah, e ela trabalha aqui, ó: http://www.haztec.com.br/ . Plantou árvore pra compensar a cota de carbono do Pan, vai despoluir a Baía de Guanabara para as Olimpíadas…

Então, amiguinhos, está bom de propaganda de vocês?

Quadro quadrado do Tiago, gostei tanto que extorqui ele pra mim. Na ausência de nome, fica "Dois pinguins e um bico sem pinguim".
Anúncios

4 comentários sobre “Cariocas fajutos

  1. po, vou ficar até lisonjeado pela parte que me toca do post…
    mas tem um comentário que eu não vou poder deixar de fazer: “é o cara mais artista que eu conheço, não no mal sentido,” então essa é a reputação da arte já??

  2. “A carioquice dele fica evidente quando fala com a mãe ou a avó, instantaneamente sua voz assume um chiado de rádio mal sintonizado e um erre de francês engasgado.” gostei tanto disso que qualquer dia vou copiar, tá?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s